Associação

Quem somos

A Associação “Os Pioneiros de Portugal” é uma associação juvenil, sem fins lucrativos, que realiza actividades de ocupação de tempos livres para crianças e jovens. A defesa dos direitos da criança e da aplicação da Convenção do Direitos da Criança são transversais a toda a nossa actividade. A sua actividade pretende contribuir para uma formação pessoal que favoreça o desenvolvimento de crianças e jovens de forma harmoniosa, nas suas capacidades físicas, psicológicas, sociais e culturais.

Durante quase 40 anos de actividade, uma grande variedade de iniciativas foram realizadas. Nos últimos anos destacam-se algumas iniciativas como as Assembleias dos Direitos da Criança, as Feiras do Livro da Criança, a Festa da Criança e, claro, os Campos de Férias.

Breve história da fundação

A organização nasceu após o 25 de Abril de 1974, de forma espontânea e não definida como tal. Um pouco por todo o lado foram surgindo grupos de crianças e para elas actividades.

Como necessidade de dar resposta a este fenómeno espontâneo, deram-se os primeiros passos no sentido de organizar estes grupos, centrando-se a nível regional, no sentido de garantirem o funcionamento dos chamados núcleos existentes, abrindo novos e destacando monitores ou colaboradores.

No dia 3 de Junho de 1976 realizou-se a primeira Reunião Nacional de Monitores para debater e trocar experiências de trabalho e métodos de organização. A discussão centrou-se nas Leis do Pioneiro, na Organização e nas Actividades. Um ano depois, no dia 9 de Junho de 1977, em Plenário Nacional de Monitores, foram aprovados os Princípios Orientadores da Organização e aprovada a designação “Pioneiros de Portugal”. A legalização fez-se no dia 11 de Outubro de 1982, constituindo-se como a Associação “Os Pioneiros de Portugal”.

Objectivos

A Associação “Os Pioneiros de Portugal” tem como objectivos fundamentais contribuir para o desenvolvimento nas crianças e nos jovens:

— Do amor a Portugal e aos ideais da democracia, da paz, da liberdade, da fraternidade, da solidariedade, da generosidade, da amizade de todos os povos.
— De hábitos de trabalho e interesse pelo estudo, que ajudem as crianças e os jovens a ampliar os seus conhecimentos no campo cultural, científico, técnico e artístico.
— Da sua curiosidade, das suas aptidões, competências e dos seus conhecimentos, orientando as actividades das crianças e jovens para o campo cultural e desportivo, assim como para actividades recreativas próprias das suas idades e interesses.
— Do espírito de iniciativa e criação.
— Do sentido da responsabilidade, da solidariedade e da amizade.

Para a realização dos seus objectivos, a Associação “Os Pioneiros de Portugal” propõe-se a:

— Promover iniciativas de âmbito cultural, artístico, desportivo e recreativo;
— Incentivar o contacto e realidade de Portugal, através da realização de visitas a locais de interesse histórico, cultural, artístico, ecológico, entre outros;
— Promover cursos de formação, que entre outros objectivos, preparem jovens animadores e monitores para ocupação de Tempos Livres;
— Promover a divulgação da actividade da associação e de temas ligados à vida das crianças e dos jovens;
— Promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos jovens, nomeadamente no que concerne à sua participação na vida das instituições democráticas;
— Acompanhar e incentivar a aplicação da Convenção Sobre os Direitos da Criança;
— Promover o intercâmbio e cooperação com associações e organismos nacionais e estrangeiros que prossigam objectivos do mesmo âmbito.

Leis do Pioneiro

O Pioneiro ama a liberdade, ama Portugal, ama as crianças e os povos do mundo.
O Pioneiro respeita os trabalhadores, os pais, os professores, os mais velhos, procedendo para com todos com franqueza e lealdade.
O Pioneiro está sempre com a verdade e age de acordo com o que é justo.
O Pioneiro gosta de trabalhar, executa com aplicação as suas tarefas escolares, prepara-se para ser um homem ou mulher útil e apto para cumprir os seus deveres para com a sociedade.
O Pioneiro defende as suas próprias ideias e opiniões sem arrogância, mas sem medo nem vergonha.
O Pioneiro, dentro da sua organização, critica fraternalmente os erros dos seus colegas de trabalho, aceita a crítica e critica-se a si próprio a fim de melhorar a sua conduta e actividade.
O Pioneiro é bom camarada: procura a amizade e a camaradagem de todas as crianças com quem convive na escola, na rua, no bairro, no campo, na sua localidade.
O Pioneiro é disciplinado, cumpridor, corajoso, modesto, tem espírito de iniciativa e força de vontade.
O Pioneiro auxilia todos os que necessitam da sua ajuda.
O Pioneiro exercita o corpo, é saudável.
O Pioneiro ama e protege os animais, as plantas e a Natureza.
O Pioneiro procura alargar a sua organização e honrar em todas as situações aquilo que o nome e o lenço dos Pioneiros representam.