O que nos une é mais do que o que nos distingue

O que nos une é mais do que o que nos distingue

Os Pioneiros de Portugal têm como um dos seus objetivos principais o desenvolvimento nas crianças e nos jovens da sua curiosidade, das suas aptidões, competências e dos seus conhecimentos, pelo que procuramos orientar a nossa actividade para temas que possam ser trabalhados de forma a cumprir esses objetivos.

Este ano, o tema geral da nossa atividade é ‘’Povos e Culturas do Mundo’’, tema que foi proposto pelos pioneiros nos Acampamentos de Verão de 2014.
A primeira Lei do Pioneiro diz-nos que ‘’O Pioneiro ama a liberdade, ama Portugal, ama as crianças e os povos do mundo’’. Assim, é um dos nossos objectivos principais contribuir para estimular nas crianças e jovens o amor e respeito pelo seu próprio País, e também pelos ideais da democracia, da paz, da liberdade, da fraternidade, da solidariedade, da generosidade e da amizade entre todos os povos.
Vivemos num mundo onde estes valores continuam a ser constantemente atacados, onde o militarismo e a guerra continuam a ter lugar, onde a diversidade cultural vai sendo destruída, tudo isto fruto do abuso de poder das grandes potências.
Todos os povos devem ter o direito de definir o seu rumo e o seu futuro, na base de relações de igualdade e respeito mútuo. Os Pioneiros de Portugal valorizam a importância e riqueza das diferenças. Acreditamos que a diversidade é um traço fundamental do ser humano, e queremos aprender com as diferenças dos outros para assim também sabermos quem somos. Respeitando cada identidade cultural, incluindo as nossas, queremos conhecer a vida dos outros povos, contactar com a sua experiência, desconstruir preconceitos.
Acreditamos que um mundo que abra portas à amizade, à solidariedade, ao respeito, à curiosidade irá comemorar a diversidade encontrada nos mais diversos povos e culturas do mundo, seja na sua música, gastronomia, língua, tradições...
Queremos um mundo construído por todos, com base na amizade e na cooperação. Queremos um mundo de paz e temos esse direito. Queremos um futuro para viver inteiramente: livres, confiantes, felizes.